Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A INDÚSTRIA NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS


 A INDÚSTRIA NO REINO UNIDO, FRANÇA, ALEMANHA e ITÁLIA

          No século XVIII, o Reino Unido foi o primeiro país a se industrializar, aproveitando condições favoráveis para desencadear a Primeira Revolução Industrial como a estabilidade política, uma burguesia bem estruturada, o acúmulo de capitais decorrentes de práticas mercantilistas e ricas jazidas de carvão mineral, matérias-primas e recursos naturais em seu território e em seu vasto império colonial.

A França, logo seguiu o caminho inglês uma vez que também reunia todos os fatores para também iniciar sua Revolução industrial, com grande disponibilidade de recursos naturais (matéria prima e carvão mineral), vasto império, organização política e burguesia estruturada com acúmulo de capital para investimento na nova tecnologia.

Alemanha e Itália só deram início ao seu processo de industrialização já no final do século XIX, quando se reunificaram e se organizaram em Estados Nacionais, momento em que adquiriram os fatores favoráveis para o início do processo de industrialização.

Primeira colônia a se tornar independente em 1776, os EUA em meados do séc. XIX, após o fim da Guerra da Secessão (1861 a 1865), reuniu condições políticas, sociais e econômicas para iniciar sua Revolução Industrial, sendo a primeira nação fora da Europa a se industrializar.
Já o Canadá, teve seu processo de industrialização iniciado no final do séc. XIX, consolidando-se apenas após o fim da Primeira Guerra Mundial, que graças a diversidade de suas riquezas minerais, acabou por atrair investimentos e empresas de seu vizinho, os EUA, tendo sua economia totalmente vinculada a economia norte-americana.
O Japão iniciou seu processo de industrialização a partir de meados do Séc. XIX, com o advento da Dinastia Meiji que abriu a economia do país para os países do Ocidente dando início ao processo de modernização da sociedade japonesa e de seu território, com criação de infra-estrutura e expansão imperialista na Ásia e Oceania, tendo em vista, possuir poucos recursos minerais e naturais.
Também a Europa, devido a necessidade de matérias primas e mercados consumidores para sua indústria, expandiram seus impérios coloniais para a África e Ásia, dando início ao chamado neocolonialismo.
Assim, todos os representantes do processo de industrialização original e clássica, estavam industrializados no final do séc. XIX, vindo a formar no final do séc.XX o grupo dos sete países mais ricos e industrializados do mundo, o chamado G7. Em 2002, por questões políticas e de poderio militar, a Federação Russa passa a integrar este seleto grupo, agora denominado G8.

INDUSTRIALIZAÇÃO NO REINO UNIDO

            Localizado no noroeste da Europa, o Reino Unido é formado pelo arquipélago da Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia) e a Irlanda do Norte. Grande potência econômica nos séculos XVIII e XIX, o Reino Unido foi o centro do maior império colonial do mundo perdendo a importância após a Segunda Guerra Mundial, sendo substituída pelos EUA.
        Foi o Reino Unido o responsável pela Primeira Revolução Industrial, processo que alterou profundamente a economia mundial no final do séc. XVIII, iniciando o período conhecido como capitalismo industrial. Isso só foi possível porque o país reuniu condições favoráveis como a consolidação de um Estado liberal controlado pela burguesia, disponibilidade de capitais acumulados com o capitalismo comercial, matérias-primas procedentes de seu território e de suas colônias, mercado consumidor em seu extenso império colonial, disponibilização de mão-de-obra proveniente do campo, recursos naturais principalmente como o carvão mineral e o ferro e inovações tecnológicas como a invenção da máquina a vapor.
          O êxodo rural e o crescimento das cidades próximas as grandes jazidas de carvão e aos portos, como conseqüência do processo de industrialização, razão pela qual foram chamadas de regiões negras, devido ao acúmulo de pó de carvão que deixava todo o meio ambiente escuro e sujo.
           

       As principais regiões negras eram Yorkshire (Leeds, Shefield), Lancashire (Manchester e Liverpool), Midlands (Oxford, Birminghan), País de Gales e Glasgow. As indústrias mais encontradas naquele período eram a siderúrgicas, têxtil, naval e a de material ferroviário.
      Duas guerras mundiais, fim do império colonial, declínio do carvão como fonte de energia e o esgotamento de suas jazidas minerais, a era do petróleo e a necessidade de novas tecnologias foram essenciais para mudar a situação e a distribuição das indústrias no país, com as regiões negras entrando em decadência, com o enfraquecimento dos setores tradicionais. Entretanto, surgiram as indústrias petroquímicas, o aeronáutica, biotecnologia e eletrônica que procuraram novas áreas para se estabelecerem, como a região metropolitana de Londres e Birmingham que apresentavam abundante mão-de-obra, mercado consumidor e excelente rede de transportes.
   Atualmente com um parque industrial diversificado com empresas automobilísticas, químicas, farmacêuticas, mecânicas, entre outras, Londres, capital do Reino Unido é sem dúvida o principal centro industrial britânico.
     Nessa nova fase industrial, o segundo maior centro industrial do Reino Unido, é a cidade de Birmingham que conta com inúmeras indústrias de tecnologia de ponta, como as petroquímicas, de biotecnologia, aeroespacial e eletrônica.
     A maior potência do século XVIII e XIX, continua sendo um país rico e desenvolvido, a quinta maior economia do mundo (atrás do EUA, Japão, Alemanha e França}, no entanto, não conseguiu manter a importância política e econômica que possuía até a Segunda Guerra Mundial.

 INDUSTRIALIZAÇÃO DA FRANÇA
                A França iniciou sua revolução industrial após o fim da Revolução Francesa (1789) que colocou a burguesia no poder. Como no Reino Unido, a localização de suas indústrias foi determinada pela proximidade das jazidas de carvão, quando se destacam as regiões da Alsácia e Lorena, na fronteira com a Alemanha, principalmente na cidade de Estraburgo. Com as mudanças estabelecidas no decorrer do tempo, com o advento de novas fontes de energias utilizadas naquele país, a distribuição espacial das indústrias francesas se alterou bastante.
                Atualmente a principal região industrial da França, localiza-se na região metropolitana de Paris, centro político, econômico e cultural do país, possuindo um parque industrial muito variado, que reúne desde indústria aeroespacial, de tecnologia de ponta, eletrônica, automobilística (Pegeout, Renault), farmacêutica, química fina, mecânica a indústria de alta costura, cosméticos e perfumes, entre outras.
             Conta com quarenta tecnopolos entre os quais se destacam o de Lyon (química e têxtil), Toulouse (aviões) e Nantes (químicas). Os principais portos são os de Marselha no Mar Mediterrâneo, o de Le Havre no Canal da Mancha e o de Nantes no Oceano Atlântico.

    Com suas minas de carvão praticamente esgotadas, a França importa quase todo o petróleo do Oriente Médio e do norte da África, tendo sua matriz energética apoiada principalmente na energia nuclear.
     Atualmente disputa com a Alemanha e o Reino Unido a liderança européia, sendo um dos países mais industrializados do mundo, enfrentando os mesmos problemas comuns na Europa, como o desemprego, a imigração ilegal e o envelhecimento da população. É o país onde o Estado tem maior participação na economia, fundamental para diminuir a taxa de desemprego, mantendo ainda sob sua custódia alguns território ultramar, como a Guiana Francesa na América do Sul, as ilhas de Guadalupe e Martinica na América Central e alguns arquipélagos no Oceano Indico (Ilhas Reunião, Taiti e Mururoa), sendo a quarta maior economia do planeta.


INDUSTRIALIZAÇÃO DA ALEMANHA
 
            A Alemanha foi unificada e tornou um país apenas em 1871 e apesar de ter se industrializado um século depois do Reino Unido e da França, já havia superado essas nações no fim do séc. XIX e liderava juntamente com os EUA a introdução de modernas tecnologias que caracterizaram a Segunda Revolução Industrial.
            Desde o início de seu processo de industrialização, a mais importante região industrial alemã se formou na bacia dos rios Reno e Ruhr, sendo o primeiro, ligação do país com o mar do Norte e o segundo região com importantes e ricas jazidas de carvão que atraíram as indústrias. Concluído seu processo de industrialização, passou a disputar a posse de territórios com os impérios coloniais formados pela Inglaterra e França na África, levando o país a dois conflitos armados em 1914-1918 (1ª Guerra Mundial) e 1939-1945 (2ª Guerra Mundial), dos quais saiu derrotada em ambos. Os resultados dessas derrotas foram a perda de territórios, a destruição de seu parque industrial e a divisão do país em duas Alemanhas, uma socialista (Alemanha Oriental) e outra capitalista (Alemanha Ocidental).
           
        As duas Alemanhas passaram quarenta anos em mundos diferentes, mas a Alemanha Ocidental reergueu sua economia, tornando-se a terceira potencia do mundo capitalista. Com o fim da Guerra Fria em 1990, as duas porções se reunificaram, sendo que a porção ocidental teve de investir muito dinheiro para levantar a economia da porção oriental.
           A região mais industrializada do país continua sendo a região dos rios Reno e Ruhr, conhecida como Renânia, onde aparecem centros industriais como as cidades de Colônia, Essen, Dortmund, Dusseldorf que concentram vários ramos como o siderúrgico, automobilístico (Mercedes Benz, Audi, Volkswagen, Porshe, BMW), petroquímico, mecânica de precisão, eletroeletrônico, química fina, tecnologia de ponta, entre outros. Outras regiões industriais que se destacam são as cidades de Frankfurt, Stuttgart, Heidelberg, Munique, Nuremberg, Bremen, Hamburgo, Hannover, Berlim, Leipzig e Dresden.
Apesar de todos os obstáculos sofridos e enfrentados, a Alemanha é a maior economia européia, superando Inglaterra e França, tornando-se a terceira economia do mundo atrás apenas dos EUA e Japão.

INDUSTRIALIZAÇÃO NA ITÁLIA
 
     A principal diferença entre a Itália e as outras potências coloniais européias (França e Reino Unido), estava no fato de o território italiano ser pobre em recursos minerais. Sua industrialização também se deu de forma tardia, tendo em vista, que concluiu seu processo de unificação como Estado Nacional, apenas no final do séc. XIX em 1870.
    Beneficiada por grandes investimentos norte-americanos após a Segunda Guerra Mundial (Plano Marshall) e do próprio governo, com o Estado atuando como empresário, as indústrias italianas se concentraram principalmente na região Norte do país, (Piemonte e Lombardia), tendo como principal região industrial as cidades de Milão, Turim, Genôva, Veneza, Bolonha, Trieste e Parma.
O Sul do país de estrutura tradicionalmente agrícola, contrasta fortemente com o Norte industrializado, onde nas últimas décadas o governo italiano vem incentivando as indústrias a se instalarem naquela área a fim de diminuir as desigualdades regionais, com a criação de importantes parques industrias como Nápoles, Bari, Brindisi, Tarento, Palermo (na Sicília) e Cagliari (na Sardenha).       
    O Sul do país de estrutura tradicionalmente agrícola, contrasta fortemente com o Norte industrializado, onde nas últimas décadas o governo italiano vem incentivando as indústrias a se instalarem naquela área a fim de diminuir as desigualdades regionais, com a criação de importantes parques industrias como Nápoles, Bari, Brindisi, Tarento, Palermo (na Sicília) e Cagliari (na Sardenha).       
   Seu parque industrial é bastante diversificado, destacando as indústrias: automobilística (FIAT, Alfa Romeo), aeroespacial, siderurgia, petroquímica, têxtil, química, mecânica, alimentícia, tecnologia de ponta, entre outras, além das famosas grifes da moda como Armani, Gucci, Versace e Benetton, sendo a sexta maior economia do planeta.

Um comentário:

  1. Eu realmente aprecio o Dr. AKHIGBE, meu nome é LAURIE HUGHES. Eu nunca vou parar de testemunhar DR AKHIGBE, Felicidade é tudo o que vejo agora. Nunca pensei que serei curado do vírus HIV novamente. DR AKHIGBE fez isso por mim Eu sofro de uma doença mortal (HIV) nos últimos 2 anos, gastei muito dinheiro indo de um lugar para outro, de igrejas para igrejas, os hospitais têm sido minha casa todos os dias residência. As checagens constantes têm sido meu hobby até este dia fiel. Vi um testemunho de como o DR AKHIGBE ajudou alguém a curar rapidamente sua doença pelo HIV na Internet. Copiei seu email, que é drrealakhigbe@gmail.com, apenas para fazer um teste. para ele, ele me pediu para fazer algumas coisas que eu fiz, ele me disse que me forneceria a cura à base de plantas, o que ele fez, então ele me pediu para fazer um exame médico depois de alguns dias, depois de usar o cura herbal e eu fiz, eis que eu estava livre da doença mortal, até agora nenhum HIV em mim novamente, ele só me pediu para postar o testemunho em todo o mundo, fielmente estou fazendo isso agora, todo o testemunho de DR AKHIGBE é verdadeiro, por favor IRMÃO e IRMÃ, MÃE e PAI, ele é ótimo, devo-lhe em troca. se você está tendo um problema semelhante, basta enviar um e-mail para drrealakhigbe@gmail.com ou você pode enviar o número de celular dele para o número 2348142454860 DOENÇAS CARDÍACAS, INFECÇÃO EXTERNA, EPILEPSIA, AVC, ESCLEROSE MÚLTIPLA, Náusea, Lúpus com vômito ou diarréia, eczema, dor nas costas, dor nas articulações. .ETC. Envie um e-mail para drrealakhigbe@gmail.com ou o que é seu APP. 2348142454860 ele é um homem realmente bom e honesto.
    site ... https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir